Tenha Seu Grande Dia Sem o Estresse Pré Casamento

 

O grande dia já está chegando, ao invés de estarem tranquilos e radiantes, os noivos estão cada vez mais irritados, brigando a todo momento e tensos. Seja bem vindos ao estresse pré casamento.

O dia tão esperado de suas vidas pode virar um pesadelo, se o casal não buscar ter uma atenção aos sinais e identificá-los antes que a coisa vá ladeira abaixo. Escutamos e vivenciamos algumas histórias de casais que se separam as vésperas da cerimonia ou até mesmo pouco depois de ter acontecido. O nosso intuito não é assustar, mas trazer as informações que podem ser desencadeadas pelo estresse pré casamento. Pode ocorrer efeitos emocionais devastadores que não conseguem manter a estrutura para sobreviver ao matrimônio. Por isso hoje desenvolvemos um trabalho diferencial psicológico para os noivos para ajudá-los a estruturar seus fatores emocionais para este novo ciclo de suas vidas que se iniciará.

E quem pensa que é coisa só de noiva, está muito enganado!

Os noivos nos tempos atuais estão cada vez mais envolvidos com os preparos do grande dia e eles também sofrem de estresse pré casamento, afinal, além dos preparativos, existe toda uma dinâmica que envolve o início de uma vida juntos. Por este período o noivo passa por vários fatores estressores como por exemplo: corresponder as expectativas afetivas do outro, medo de falhar, a própria convivência com o outro, as expectativas sexuais, entre outros. Felizmente nem todos os casais vivenciam o estresse pré casamento, em alguns casos acontecem algumas brigas isoladas. Apresentarei a vocês 10 formas para ajudá-los a identificar estes sinais e o modo como podem estabelecer uma união duradoura, principalmente com o apoio profissional da psicóloga das noivas e noivos.

1- ANSIEDADE CONSTANTE

A sensação que você fica é de que seu casamento já será amanhã, porém ainda faltam alguns meses para a data. No trabalho ou em qualquer outra atividade isso pode traduzir-se em falta de concentração e dificuldade em lidar com os prazos propostos, um nervosismo fora do comum que afeta o seu estado de espírito e a forma como você se relaciona com as pessoas, comportamentos agressivos, angustia e algumas vezes, o fim do casamento. Pode-se usar de alguns planejamentos e técnicas psicológicas para amenizar toda esta ansiedade e outros fatores emocionais advindos de toda a preparação para o grande dia, para isso eu trabalho de forma detalhada alguns pontos como, por exemplo, a realização do casamento conforme o planejado. A assessoria psicológica vem para trazer a você a tranquilidade necessária para lidar com este importante momento de sua vida.

2- BRIGAS

Tudo que acontece na dinâmica do casal gera um desentendimento, em sua grande maioria não tem nada a ver com a organização do casamento. São coisas simples como deixar algo fora do lugar ou alguma compra desvinculada ao casamento. Com os dois vivenciando momentos de tensões constantes, o resultado pode ser bem desconfortável. O que poderia ser resolvido com uma pequena conversa ou esclarecimento transforma-se em uma verdadeira briga entre o casal.

Ter um profissional da psicologia especializado para que você possa falar sobre seus problemas ajuda a reduzir o estresse, principalmente quando se tem a segurança em poder vivenciar as atividades especificas para cada demanda que os noivos apresentam. Você tem a possibilidade de expressar-se de uma forma clara para a pessoa que você escolheu compartilhar seu matrimônio o que sente e pensa de forma sensata, o diálogo ainda é o melhor caminho. Como dizia o velho ditado, duas cabeças sempre pensam melhor que uma.

3- PERDA OU AUMENTO DE PESO

Com a ansiedade e todos os preparativos, você pode começar a descuidar da alimentação e não fazer as melhores opções na hora de comer. A balança em breve emitirá o sinal de alerta para você. Saltar refeições, fazer lanches inadequados e excessivamente calóricos. Não ajudará nem um pouco, e sim potencializará sua ansiedade e outros efeitos colaterais. O estresse pré casamento também apresenta sintomas físicos. É importante o casal cuidar dos preparativos do casamento e se organizarem para que seja feito pelo menos refeições saudáveis. Neste caso é interessante levar sempre na bolsa barrinhas de cereal, sucos ou iogurte, frutas, entre outros alimentos saudáveis. Busque alimentos que não venham potencializar sua ansiedade e trazer um prejuízo para seu fisiológico. No período da noite evite alimentação muito pesada, também pode tirar o seu sono.

4- DESÂNIMO

No ápice do planejamento, você só tem vontade de desacelerar e não fazer mais nada. Aquela energia e empolgação parecem que foi embora, os itens em sua lista de coisas para serem feitas começam a aumentar e você por falta de energia começa a adiar e procrastinar. Quando os noivos começam a apresentar tais sintomas, pode ser um dos motivos que geram brigas intensas entre eles.

Buscando evitar que este desânimo faça parte do seu grande dia, permita-se elaborar uma rotina para os teus horários.

Evite ficar até muito tarde no computador ou em qualquer outra atividade que possa despertar o seu sono, pois ao invés de colocar você em repouso poderá estimulá-lo e com isso dificultar a produção do hormônio que proporciona o sono. Para a noite busque uma alimentação leve e saudável, evitando cafeínas e estimulantes advindo de alimentos com conservantes.

Um bom banho antes de ir dormir ajuda você a relaxar, desta forma poderá proporcionar a você um repouso tranquilo, renovando suas energias para o dia seguinte.

5- MEDO QUE TUDO DÊ ERRADO

Existe uma grande pressão vivenciada pelas noivas e noivos, não só externa, mas interna também em relação a esse momento tão marcante. O maior receio que acontece é falhar completamente, seja na preparação da cerimônia ou na vida a dois. Os que vivenciam o stress pré casamento estão sempre com os pensamentos voltados para as coisas que podem dar errado.

Manter uma atitude positiva, pensar sempre que tudo dará certo e evitar de queixar-se das coisas. Tem dois ingredientes que não podem faltar neste momento a paciência e a calma. É importante o casal lembrar que este é um momento único de suas vidas e que devem permitir vivenciá-lo e curtir todos os preparativos sem nenhuma tensão.

Para aqueles que não sabem como resolver esta negatividade que assombra seus dias, posso auxiliá-los com algumas ferramentas específicas que trabalho dentro deste contexto matrimonial. O objetivo é que você possa curtir com muita leveza cada momento da preparação do seu casamento.

6- FADIGA E TENSÃO MUSCULAR

A noiva e o noivo percebem o corpo desgastado sem energia, dolorido e em muitos momentos tenso. Estes sinais físicos vão tornando frequentes e nítidos na vida dos noivos. O stress pré casamento proporciona a vocês sinais bem visíveis na aparência e as velhas olheiras podem aparecer com força total. O cansaço e a fadiga manifestam-se de forma intensa, mesmo que não tenham feito tantas atividades.

O simples fato de mudar de ambiente, queimar calorias e ativar o corpo deixará o casal mais tranquilo na hora de voltar aos preparativos do casamento. É imprescindível neste momento a realização de alguma atividades física, como por exemplo: yoga, caminhada, corrida ou passeios de bicicleta são todos bem vindos.

O ideal é você buscar uma atividade física que você goste. Não necessariamente vocês têm que praticar algo juntos. Busque o equilíbrio de não se cansar muito, este cuidado é fundamental. Dentro deste contexto existem técnicas apropriadas que eu desenvolvi para os noivos e as noivas poderem vivenciar com mais tranquilidade este momento.

7- ANGÚSTIA

Quando as noivas chegam para serem cuidadas por mim com seus noivos o que mais percebo é elas relatarem que estão vivenciando aquele aperto no peito toda vez que pensa na hora de subir no altar. Neste contexto não estou falando de uma sensação boa. O que diagnostico é que a pessoa está vivenciando algo bem próximo a crise de pânico, seja por ter ainda muitas coisas pendentes a serem resolvidas ou pela pressão de que já falamos. O ideal para amenizar está angústia é contratar uma boa assessoria de um cerimonialista, algumas empresas oferecem serviço integral ou parcial. Mas não deixe de dividir as funções porque ajuda e muito. Você pode contratar um especialista e até mesmo ter o apoio de familiares e amigos para auxiliar você e seu noivo nas funções de organização para o casamento. Sabendo delegar as funções o casal se sentira menos pressionado e poderá ficar a par de tudo que estar acontecendo sem nenhuma angústia e nenhum prejuízo para o grande dia.

8- DÚVIDAS E QUESTIONAMENTOS

Neste trabalho que desenvolvo com as noivas e noivos é comum vermos em algum momento da organização do grande dia surgirem as dúvidas, como por exemplo: “Será que serei feliz? Será que saberei gerir a nova vida? Será que é isso mesmo que quero fazer?’ Quando nos deparamos com algo novo que vamos vivenciar estes tipo de dúvidas são normais, afinal não tem mesmo como saber o que o futuro nos reserva, com isso o estresse e a ansiedade começam a aparecer com mais frequência. Mas se essas incertezas estão te impedindo de dar os próximos passos, esse é um sinal a levar em conta e buscar compreender seja buscando compartilhar isso com seu noivo(a) ou com o trabalho que eu realizo na preparação para a vida matrimonial. Ajudando você sentir-se mais seguro e preparado para esta nova etapa de suas vidas.

9- COMPORTAMENTO AGRESSIVO

Quando a noiva ou o noivo já estão neste estágio exige uma atenção e um sinal de alerta para a chegada do estresse pré casamento. Para que você possa identificar em muitos momentos acontecem mau humor, opiniões contrárias, respostas tortas e reações exageradas. Sim, essa é uma característica clara da presença de estresse. Você coloca-se sempre na defensiva e já tem 7 pedras na mão para quem vier com críticas e até mesmo sugestões. Gerando um desgaste enorme do seu dia a dia.

Neste contexto o ideal é você procurar a assessoria da psicóloga das noivas e noivos. Para que você possa ser conduzido a trabalhos psicológicos especializados para cada tipo de necessidade. Através de estudos e pesquisas específicos eu desenvolvo métodos e técnicas para que você possa vivenciar o seu grande dia com muita tranquilidade e segurança.

Com a assessoria psicologia a noiva ou o noivo terá condições de manejar o estresse e poderá fazer com que sejam mais produtivos. Desta forma o casal saberá conduzir com mais leveza todos os preparativos e idealizações.

10- QUEIXUMES ETERNOS

Nesta fase é nítido que a noiva e o noivo já estão no ápice do estresse e acontece algumas coisas como por exemplo: ninguém faz nada direito, só você sabe como resolver os problemas e nada está bom. Mesmo tendo profissionais capacitados para auxiliar e ajudar nos preparativos para o grande dia, no seu ponto de vista, essa pessoa mais atrapalhou do que ajudou. Desta forma você mesmo(a) proporciona uma carga enorme de afazeres dos preparativos e uma enorme pressão trazendo mais estresse para o seu sonho.

Um acompanhamento psicológico especializado nesta necessidade, pode auxiliar muito a noiva e o noivo reduzir os desgastes gerados por toda esta ansiedade. Percebo que são desencadeados alguns fatores entre eles a insegurança, medo, entre outros. Cada casal traz um sintoma diferente na medida em que chega eu consigo auxiliar com a intervenção adequada a cada necessidade, deixando-os tranquilos e leves para o grande dia.

Neste item eu deixo uma sugestão para a noiva e o noivo, permita sair e relaxar para o seu grande dia. Uma boa alternativa é se divertir e relaxar com os amigos, ir a um show de uma banda que você goste, ir a uma festa, dançar, ver um filme, enfim busque outras atividades que você goste neste tempo de estresse e preparativos. Assim você poderá relaxar para curtir o seu grande dia de uma forma leve e tranquilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *