Atendimento

Consultoria e Assessoria Matrimonial Psicológica

1.0 – Projeto

 

 

1.2 – Área de abrangência geográfica do projeto

 

O Projeto para Noiva e Noivo abrange as cidades de Uberlândia (MG) e região

 

 

1.3 – Descrição sumária das atividades oferecidas

 

Este trabalho é direcionado para as noivas e noivos, ajudando-os a superar dificuldades, estresses e ansiedades nos momentos que antecedem o casamento.

 

Para cada noiva e noivo, por meio de diagnóstico psicológico, será desenvolvido um trabalho específico para reduzir seu nível de ansiedade, estresse e orientando-os quanto ao relacionamento matrimonial e a convivência familiar, buscando deixá-los emocionalmente confortáveis para o casamento.

 

Dentro desta metodologia, são utilizadas orientações psicológicas, técnicas vivenciais e de relaxamento capazes de proporcionar às noivas e aos noivos tranquilidade não só para o momento do casamento como para o início da vida conjugal.

 

Deste modo, os trabalhos a serem desenvolvidos contemplarão, em síntese, as seguintes atividades:

 

  1. Dinâmicas que tragam à noiva e ao noivo orientações matrimoniais e familiares, podendo ser desenvolvidas pelo casal, em grupos ou individualmente.
  2. Utilização de técnicas vivenciais e de relaxamento que desenvolva o equilíbrio emocional, concedendo à noiva e ao noivo autoconfiança para o momento do casamento e para a vida conjugal.
  3. Se necessário, utilização de testes psicológicos para diagnósticos de personalidade que auxiliem nas orientações das noivas e noivos.

 


 

 

1.4 – Dados que justifiquem a orientação psicológica;

 

Fonte: 2013 IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

No senso de 2013 vê-se que houve 3.943 casamentos e 1.417 divórcios/separações, representado 35,95% do registro de casamentos celebrados nestes anos.

 

 

 

 

Note-se que neste período houve um crescimento da quantidade de casais que se separaram, desconstituindo um núcleo familiar.

 

Os casamentos desfeitos não necessariamente representam a desunião daqueles celebrados, mas conferem uma visão de quão é difícil atualmente manter-se uma união saudável dentro do matrimônio e da possibilidade de já se iniciar uma vida conjugal equilibrada.

 

É justamente no sentido de orientação matrimonial que este trabalho tem o objetivo de desenvolver na noiva e no noivo a capacidade de manutenção de uma relação estável e equilibrada, de modo a viver em harmonia conjugal.

 

 

1.5 – Objetivos

 

Objetivo Geral:

Oferecer subsídios às noivas e aos noivos para vivenciarem o momento do matrimônio, de forma emocionalmente equilibrada e com baixo nível de ansiedade.

 

Objetivos Específicos:

  • Reduzir o nível de ansiedade pré-nupcial;
  • Fornecer orientações sobre o relacionamento matrimonial;
  • Sanar dúvidas e ajudar as noivas e noivos com problemas de relacionamento, estresse pré-nupcial, ansiedade, angústia, sexualidade, gravidez, métodos anticoncepcionais, comportamento, incompatibilidade emocional, ciúmes, obsessão e trabalhar na dinâmica do casal, para que haja uma melhor convivência nesta nova etapa da vida a dois.
  • Entre outros contextos que possam surgir no decorrer da organização para o grande dia, que possam desencadear o estresse no relacionamento do casal.

 

 

1.6 – Trabalho a ser desenvolvido

 

1.6.1 – Serviços Oferecidos

 

  • Consultoria Psicológica;
  • Redução de danos e desgastes emocionais;
  • Oferecer subsídios aos noivos e às noivas para vivenciarem o momento de preparação para o matrimônio e até mesmo para o matrimônio;
  • Promover equilíbrio emocional e reduzir o nível de ansiedade e estresse;
  • Fornecer orientação sobre o relacionamento e a vida matrimonial;
  • Técnicas vivenciais e Técnicas de Relaxamento especificas para o seu perfil e necessidade (colhidas por uma entrevista especifica);
  • Orientações Psicológicas;
  • Orientações aos cônjuges estabelecendo a dinâmica do casal, após a concretização do casamento.

 

1.6.2 – Benefício Oferecidos aos Clientes

  • Qualidade na convivência conjugal;
  • Capacidade em lidar com as diferenças do seu companheiro(a);
  • Elaborar com mais tranquilidade os fatos inesperados ou estresses que possam surgir antes, durante a após a realização do casamento;
  • Contribuir para a manutenção de uma vida conjugal saudável, reduzindo a possibilidade de dissolução matrimonial;
  • Aumentar a sintonia no convívio conjugal.

 

1.6.3 – Local a ser Desenvolvido

O atendimento das noivas e noivos será desenvolvido em uma sala reservada da Clínica Poliana Luisa Psicóloga ou na empresa contratante, sendo mais um serviço a ser oferecido como um diferencial da sua empresa, na preparação das noivas e noivos para o casamento, auxiliando-os não só fisicamente, mas emocionalmente.

 

 

1.6.4 – Modo de Atendimento

Deverá ser iniciado preferencialmente com antecedência à data prevista para o casamento, podendo ser feito de forma individual, casal ou em grupo. O atendimento individual poderá ter a duração de 01 hora cada sessão e se for em grupo (no máximo 06 noivas/ casal) com a duração de 2 horas, sendo realizado em 05 sessões, sendo 01 destinada para a data do casamento.

 

As 03 primeiras sessões serão destinadas para o trabalho dos temas apresentados no item 1.6.1 e as 02 últimas para o item 1.6.2.