A Consciência Corporal e a Aproximação de Si Mesmo

         Psicoterapias das artes criativas é uma experiência de ampliação da percepção individual a partir da integração corpo/mente, promovendo possibilidades de um novo contato consigo e com o mundo ao redor. Trabalha com o indivíduo em direção a um equilíbrio emocional, estimulando a criatividade e o auto-encontro a partir da utilização de elementos artísticos como potencializadores de desenvolvimento pessoal.

         As terapias através do movimento, (dança movimento terapia e a dançaterapia) baseiam-se na utilização terapêutica ou psicoterapêutica do movimento como facilitador de processos de autoconhecimento e integração cognitiva, emocional, física e social.

         Quando criança o ser humano move-se porque ele expressa sua vontade de rir, de chorar ou de brincar. À medida que se cresce o corpo, pelos tabus de uma civilização que corrompe a necessidade de expressão, perde cada vez mais o desejo de mobilização.

         Este trabalho ajuda no reconhecimento do corpo por meio da expressão livre. É trabalhado o autoconhecimento, o organismo e o corpo como um todo que se expressa em busca de harmonia e com foco na percepção da presença e ausência dos sentidos, em especial o da visão. Para os adultos também contribui para o controle do nervosismo, da ansiedade, de dores musculares entre outras.

FERRAMENTA

         Um Encontro Vivencial introduzindo a Criatividade e o Auto Encontro, com a utilização de técnicas psicodramáticas, de dança movimento terapia e dançaterapia, inclui vários exercícios experienciais que aumentam o entendimento e conhecimento dos participantes no reconhecimento do corpo por meio da expressão livre.

         É fornecido ao grupo, uma ferramenta que potencializa cada um a mover-se naturalmente com melhor equilíbrio emocional, estimulando a criatividade e o auto encontro em suas atividades diárias, nas relações afetivas e sociais.

         Assim, estimula-se a espontaneidade criadora que existe no ser humano e que precisa ser exercitada sempre, tendo como principais objetivos:

  •  Exercitar o ser criativo, genuíno e pessoal, que existe em cada ser humano, permitindo novas conexões mentais e emocionais de cura e de auto encontro;
  •  Gerar um sentido de pertencimento e revitalização (física e emocional);
  •  Possibilitar a expressão criativa pessoal e ampliação da capacidade de auto percepção;
  •  Vivenciar experiências de movimentos e de fluidez corporal;
  •  Encontrar aspectos relacionados à presença e à ausência do sentido da visão e sua conexão com a corporeidade;
  • Criar uma atmosfera de segurança psíquica e física para a expressão grupal e individual.
               

Para obter mais informações entre em contato.